O Fundador

O Instituidor

José Alberto Menano Cardoso do Amaral

Traços da sua Vida

Cardoso do Amaral nasceu em Fornos de Algodres em 8 de Janeiro de 1934, tendo, desde novo manifestado interesse pelo desenvolvimento de atividades culturais e políticas.

Em Lisboa, colaborou intensamente com a Associação dos Alunos do Instituto Superior Técnico, onde estudou e participou em diversas atividades políticas.

No Porto, enquanto estudante, esteve na génese da criação duma cooperativa livreira de estudantes e foi convidado pelo Diretor da Faculdade de Engenharia para presidir ao órgão académico respetivo. A sua recusa, alegando que só aceitaria a presidência em causa na sequência de um ato eleitoral, levou à realização das primeiras eleições livres realizadas na Faculdade de Engenharia do Porto, que venceu.

Ao terminar a licenciatura em engenharia mecânica, foi convidado para trabalhar numa fábrica em Santo Tirso.

Dirigiu, depois, uma Fábrica nos Carvalhos – a convite de dois antigos Professores –, tendo vindo, posteriormente, a administrar uma fábrica em Lisboa, no sector de equipamentos para hotelaria.

Com a revolução de 25 de Abril dedicou-se à política, tendo sido eleito Deputado à Assembleia Constituinte, em 1975, e na I Legislatura da Assembleia da República, em 1976.

Foi Secretário de Estado da População e Emprego do II Governo Constitucional.

Manteve, a par da atividade política e cívica, extensa experiência profissional de gestão, nunca deixando de procurar disseminar a informação, a cultura e a igualdade de oportunidades.

A criação da Fundação Cardoso do Amaral é o resultado material deste caminho de vida.